segunda-feira, 18 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO EM REDENÇÃO - “MACIÇO DE BATURITÉ – PATRIMÔNIO E HERANÇA CULTURAL”

Durante o período de 27 de abril a 15 de maio de 2011, o Museu Histórico e Memorial da Liberdade participará do Projeto Maciço de Baturité – Patrimônio e Herança Cultural. O Museu localiza-se em frente a Praça da Matriz e é aberto de segunda a sexta de 8 às 18h e aos sábados de 8 às 13h.

Como em todo o Ceará, nos municípios do Maciço de Baturité existe uma deficiência de informações sobre a exata dimensão do patrimônio, da história e da cultura local, provocada por fatores vários que incluem desde a falta de materiais didáticos e auxiliares até a postura descomprometida com o ensino.

O Projeto MACIÇO DE BATURITÉ - PATRIMÔNIO E HERANÇA CULTURAL foi contemplado no edital de patrimônio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sendo proponente a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité - AMAB. Consiste numa exposição didática, itinerante, percorrendo os quinze municípios integrantes da AMAB, mostrando em 30 painéis, uma visão panorâmica do patrimônio histórico, cultural e natural da região do Maciço.

O objetivo maior do Projeto é instigar nos estudantes, educadores, agentes culturais e população das cidades do Maciço de Baturité, uma visão diferente sobre sua própria região, elevando a sua autoestima, fazendo-os perceberem a real importância de seu patrimônio, sua história e sua herança cultural.

Acompanhará a exposição um DVD enfocando a história, economia, patrimônio material e imaterial, incluindo a arquitetura laica e religiosa, os museus, as manifestações tradicionais da cultura popular, o artesanato, os mestres da cultura e as belezas naturais.

Cada visitante receberá um folder ilustrado, em cores, com informações sobre o patrimônio da Região.

Um comentário:

  1. Esta exposição tem o objetivo mostrar um pouco do patrimônio material e imaterial do maciço de Baturité. São treze municípios por onde a mesma vai circular. É uma forma da chamar atençãodas autoridades e dos moradores no sentido de preservar o que ainda existe. Infelizmente por falta de sensibilidade ou mesmo de conhecimento, muita coisa se perdeu.Edificações coloniais,até mesmo a flora e a fauna.

    ResponderExcluir